Histórias de Sucesso

História de Sucesso: Rafael Loni, 23 anos Engenheiro Elétrico

Sou Rafael Loni Martins, tenho 23 anos, engenheiro eletricista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e atualmente faço mestrado em engenharia elétrica, também pela UEL. Moro com meu pai Edson Alves Martins, motorista de caminhão, minha mãe Marinês Aparecida Loni Martins, diarista, e minha irmã Franciele Loni Martins, formada em pedagogia e atualmente professora de educação infantil.

Minha história com o Instituto Bom Aluno começou em 2006 quando participei do processo seletivo, onde após todas as etapas fui convocado para entrar no programa. Até 2007 estudei somente em escolas públicas, e a partir de 2008 ingressei em uma instituição privada através do instituto, onde fiquei por cinco anos até concluir o ensino médio.

Infelizmente a realidade da educação em nosso país é bastante complicada, com certeza existem várias instituições de ensino público que ofertam um estudo de qualidade, com profissionais que dão o seu melhor e buscam elevar o nível dos seus alunos. Entretanto em muitos casos o estudo público ainda é bastante debilitado, criando uma lacuna imensa com o ensino das instituições privada, fato que enxerguei na prática ao entrar na nova instituição de ensino.

O Bom Aluno criou a possibilidade de receber um ensino de qualidade, que junto com aulas complementares, aulas de inglês também ofertada pelo programa, foram capazes de proporcionar meu ingresso no ensino superior.

Todo auxílio ofertado pelo Bom Aluno não terminou no ensino médio, ainda durante a graduação recebi ajuda com materiais que garantiram um estudo melhor, que junto com muito esforço resultaram na obtenção do meu diploma.

Em um primeiro momento é possível enxergar somente a ajuda financeira que o programa Bom Aluno proporcionou, isto é, bolsa de estudo integral por cinco anos durante o ensino fundamental e médio com todo material incluso, bolsa de inglês integral durante seis anos, compra de uniformes, vale transporte, auxílio com alimentação, aulas complementares, materiais durante o ensino superior, etc. Porém mais do que um ajuda financeira, o Bom Aluno ajudou na formação do meu caráter, de quem sou hoje.

É gratificante ver que o programa busca fazer parte do cotidiano do aluno. Posso dizer por mim, e pelos outros alunos que entraram no programa junto com comigo no processo seletivo de 2006, que não fomos apenas alunos que recebiam ajuda de custo, houve um acompanhamento, participação em nossos desempenhos e participação em nossas conquistas.

Como mencionado, a princípio note-se a ajuda financeira, porém mais do que isso, o Institui Bom Aluno possui um grande papel na formação de jovens, para que estes sejam agentes de transformação.

Hoje eu não preciso mais de auxílio financeiro do Bom Aluno, tenho trabalho e minha própria fonte de renda, porém só cheguei nesta condição por meio do instituto. Sou muito grato ao programa, e espero poder retribuir um pouco todas as oportunidades que o instituto me proporcionou.

About the author

Bom Aluno Londrina

Leave a Comment