Uma simples mensagem pode ter efeitos nefastos – veja o que nunca fazer
1. Escrever qualquer coisa na linha de assunto
Imagine que você teve uma ideia de marketing genial, que poderá deixar todos os concorrentes para trás e levar sua empresa a um crescimento histórico. Entusiasmado, você decide mandar um e-mail para seu chefe. Mas se esquece de colocar na linha do assunto algo como “Ideia inovadora de marketing que vai duplicar o faturamento da empresa”. Em vez disso, usa um simples “Sugestão”. Em vez de uma promoção, uma cota maior de ações ou um carro novo, tudo que sua mensagem vai ganhar é um lugar na pasta de Itens Excluídos.
2. Marcar qualquer e-mail como “alta prioridade” ou “urgente”
Pense dez vezes antes de marcar sua mensagem como “alta prioridade” ou escrever URGENTE na linha do assunto. Especialmente se o e-mail foi destinado a mais de uma pessoa. Quer dizer, nem sempre o que é urgente para você será emergencial para quem te lê. Seja específico sobre qual é a prioridade e escolha a dedo para quem a mensagem será enviada. Caso contrário, corre o risco de perder toda a credibilidade.
3. Errar o nome do seu chefe
Ou do seu cliente, fornecedor, sócio, investidor, funcionário. Existem poucas coisas mais desagradáveis do que receber um e-mail com seu nome escrito de maneira errada. Aquela negociação promissora? Pode esquecer. E, se o destinatário tiver sido o seu chefe, melhor começar a ler os classificados.
4. Mandar e-mails coletivos a desconhecidos
Você acabou de se mudar para uma nova cidade, onde conhece pouca gente, e está procurando um emprego ou parceiros para abrir uma empresa. Daí, um dos poucos amigos que você tem no local te passa uma lista de e-mails de gente bacana, que pode te ajudar nessa nova fase. Nessa situação, a pior coisa que você pode fazer é mandar um e-mail para todos esses contatos dizendo: “Olá! Estou procurando um sócio/emprego. Você pode me ajudar?” Pode ter certeza: ninguém irá responder. Você está pedindo ajuda. O mínimo que pode fazer é mandar um e-mail personalizado para cada um deles, dizendo o nome de quem passou o contato. Dessa maneira, essas pessoas poderão falar com o seu amigo e pegar suas referências. E, quem sabe, até mesmo ajudá-lo.
5. Provocar a fúria do RH
Encontrou um vídeo adorável de um cachorro que se comporta como gente, escovando os dentes na pia e lendo uma revista no banheiro? Teve acesso a fotos de um funcionário em uma situação comprometedora? Recebeu um spam que promete prêmios a quem resolver uma simples charada? Se você preza seu emprego, não mande nada disso por e-mail para seus colegas – e muito menos para o seu chefe. O departamento de RH agradece.