Carreira

O poder das pequenas metas

Como você alcança seus objetivos? Você se planeja, ou vai vivendo a vida esperando que algo bom aconteça? E quando se planeja, você obtém sucesso? Alcança o que desejava? 

No diálogo entre a pequena Alice e o Gato Cheshire, observamos a importância que as metas possuem na jornada de realização dos nossos sonhos. Confira:

Alice perguntou: Gato Cheshire… pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar?
Isso depende muito do lugar para onde você quer ir – disse o Gato.
Eu não sei para onde ir! – disse Alice.
Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve – concluiu o Gato.

(Alice no País das Maravilhas)

Todos nós sonhamos em alcançar algo na vida, esse SONHO ganha características concretas, saí do mundo das ideias e se materializa através de dados e informações reais e então ele se torna um OBJETIVO, vamos exemplificar: 

Antônio sonha em ser rico, ele se imagina com muito dinheiro, comprando tudo que deseja, viajando pelo mundo, logo, a parte racional do cérebro de Antônio o orienta a traçar um plano, que é ganhar na loteria para realizar o sonho de ser rico. Temos aí um sonho: Ser Rico e a materialização desse sonho, o objetivo: Ganhar na loteria. Agora eu te pergunto, como faz para ganhar na loteria? Tem que jogar, certo? Quantas vezes Antônio precisa jogar para aumentar sua probabilidade? Quanto de dinheiro ele pode e quer investir? Onde ele vai jogar? Quais dias? Quais horários são possíveis para ele? Quais os números? Nossa, quantas perguntas!! As respostas delas é o que chamamos de METAS.

Segundo Joseph O’Connor, as metas são sonhos dotados de pernas. Elas nos indicam o caminho, aquele mesmo caminho que a Alice precisava saber no início do texto, lembra? Estabelecer metas nos motiva a continuar caminhando, alcançá-las nos põe mais perto da realização do nosso sonho, mas cuidado, é importante que a meta seja bem definida para que você não se boicote no processo, por isso que os grandes poderes estão nas pequenas metas. 

Dividir seu objetivo em metas pequenas e diárias o colocará num ciclo de auto realização e isso o motivará a continuar, mas estabelecer metas muito difíceis de serem alcançadas o deixará cansado e aumentará a probabilidade de parar no meio do caminho. 

Minha dica aqui é que você pense no seu sonho, defina seu objetivo, divida-o em metas e se pergunte: o que eu posso fazer hoje para dar um passo rumo ao lugar onde eu quero chegar?

 

Michelle de Souza, psicóloga IBAL

About the author

Bom Aluno Londrina

Leave a Comment