Outros

Superdotados!

Written by Bom Aluno Londrina

Facilidade em aprender, curiosidade, desempenho acima da média são características de pessoas que podem apresentar altas habilidades/superdotação.  No entanto o conceito divide opiniões, atualmente é alvo de muitas discussões. A evolução da neurociência, o conceito de inteligência múltipla, estudos culturais e sociais colocam em questão os muitos aspectos a serem considerados no diagnóstico de superdotação.

Devido à discrepância de posicionamentos e teorias, o diagnóstico é feito através da identificação de um conjunto de características que ajudam a perceber o fenômeno, mas podem não ser comum a todas as pessoas, e devido à dificuldade de consenso a superdotação tem sentidos diferentes conforme a cultura que o individuo está inserido.

As características identificadas no processo de diagnóstico de um superdotado são:  índices de desempenho acima da média em uma ou mais áreas dos conhecimentos tendo a possibilidades de estimular e desenvolver outras, facilidade e prazer em realizar determinadas tarefas e resolver problemas, capacidade de concentração, autonomia, liderança e iniciativa, capacidade de raciocínio e abstração, e vocabulário avançado.

Apesar da facilidade em aprender, os indivíduos superdotados podem apresentar dificuldades de relacionamento e convívio social. O descompasso entre o desenvolvimento intelectual e emocional pode ocasionar sérias dificuldades e desajustamentos sociais, podendo levar a depressão. Pessoas que apresentam altas habilidades tendem a manter-se isoladas, reservadas e quietas, sendo consideradas tímidas pelos pais ou professores, no entanto esse comportamento pode repercutir em problemas emocionais e interpessoais. Sugere-se que ao identificar essas dificuldades os responsáveis ou a escola busque ajuda profissional para que essa criança ou adolescente consiga desenvolver suas capacidades relacionais e emocionais simultaneamente com suas capacidades intelectuais.

É importante pensar sobre a superdotação, não somente para que as potencialidades sejam trabalhadas e desenvolvidas, mas também para que os possíveis sofrimentos emocionais sejam aplacados, oferecendo qualidade de vida e bem estar a pessoa.

About the author

Bom Aluno Londrina

Leave a Comment