Dica de Leitura

Obras Literárias Vestibular 2020: Quarenta Dias – Maria Valeria Rezende

Quarenta Dias, de Maria Valeria Rezende, que recebeu o Prêmio Jabuti de Melhor Romance de 2015, é uma ficção sobre a migração dos nordestinos ao Sul do país. Em vez de um relato realista, a autora preferiu um simulacro. A protagonista Alice, professora de francês aposentada, é obrigada pela filha a se mudar de João Pessoa, na Paraíba, para Porto Alegre. A filha manipula a mudança de cidade com o objetivo de fazê-la cuidar de um neto, que ainda está por vir. Chegando ao Sul, Alice é surpreendida pela notícia de que a filha e o genro passarão 6 meses fora do país.

Alice se revolta por ter aceito mudar toda a sua vida e começa uma descida ao fundo do poço. A pretexto de procurar um conterrâneo, Cícero Araújo, empreende uma aventura na periferia da capital gaúcha. Favelas, becos, pronto socorro, praças e rodoviária tornam-se seus pontos de referência. Alice percorre os labirintos conhecidos por seus conterrâneos na grande cidade.

A história difere do drama do migrante que busca melhores oportunidades no Sul, porque o deslocamento de Alice foi uma coação afetiva. Mas ao dar-se conta de sua extrema solidão, Alice busca refúgio entre iguais. Na Vila João Pessoa, numa favela gaúcha, encontra outros “brasileirinhos” como ela, entrevendo uma realidade pouco divulgada nas metrópoles do Sul e do Sudeste: a exclusão e segregação geográfica de nordestinos e negros, empurrados para a periferia da  cidade.

About the author

Bom Aluno Londrina

Leave a Comment