Etapas

Processo Seletivo encerrado!

 

Conheça as etapas para ser um bom aluno do Instituto

O aluno que quiser fazer parte de nosso programa precisa atender aos critérios estabelecidos no perfil que o programa abrange. O recrutamento é aberto ao público mediante divulgação nas escolas públicas e na comunidade, nas cidades de Londrina, Cambé, Ibiporã, Rolândia e Tamarana. Clique aqui para saber se há inscrições abertas neste momento.

 

Seleção

O recrutamento é aberto ao público mediante divulgação (com apoio do Núcleo Regional de Ensino) nas escolas públicas e na comunidade das cidades de Londrina, Cambé, Ibiporã e Tamarana. O candidato terá que estar cursando o ensino fundamental para participar do processo seletivo. O candidato a uma vaga no IBAL deve atender ao seguinte perfil:

  • Aluno de escola pública;
  • Cursando o segundo ciclo do ensino fundamental (7º ou 8º ano);
  • Família comprometida com os estudos;
  • Disciplinado e dotado de iniciativa;
  • Média bimestral mínima de 7,0 em todas as matérias, em todos os anos;
  • Pelo menos 90% de frequência escolar;
  • Família pertencente às classes menos favorecidas economicamente, que, sozinhas, teriam dificuldades de prover uma educação de excelência ao seu filho;
  • Residir na cidade onde o Programa Bom Aluno está situado ou em cidades circunvizinhas (Londrina, Cambé, Ibiporã ou Tamarana).

 

O Processo seletivo do IBAL compreende cinco etapas, todas eliminatórias

1º. Ficha de Inscrição: Preenchimento de ficha de inscrição disponibilizada na secretaria das escolas públicas e na sede do IBAL, com informações básicas a respeito do aluno e sua família, documentadas.

2º. Avaliação de Conhecimento: Os candidatos pré-selecionados pela ficha de inscrição são convocados para uma avaliação de conhecimentos, envolvendo conteúdos de Língua Portuguesa, Redação e Matemática, os quais seguem os parâmetros de base curricular do MEC, adaptados a cada série.

3º. Dinâmica de Grupo: Atividades em grupo com os candidatos pré-selecionados pela avaliação de conhecimento que buscam avaliar a presença de algumas características ou atitudes desejáveis aos Bons Alunos.

4º. Entrevista com a família e com o aluno: Para a entrevista são obrigatórias a presença do candidato e de seus pais ou responsáveis.

5º. Visita Domiciliar: É a última etapa da do processo seletivo e conclui as informações somadas nas outras etapas, que possibilita uma análise mais adequada dos dados obtidos.

 

Os alunos que finalizarem as cinco fases de avaliação serão novamente analisados mediante o número de vagas disponíveis no Instituto Bom Aluno de Londrina, sendo escolhidos, dentre os candidatos, àqueles que melhor atendam aos requisitos estabelecidos pelo Programa Bom Aluno. Nessa ocasião, decide-se a indicação ou contraindicação final do candidato.

 

Leave a Comment