Outros

Dicas de como cuidar da saúde emocional em dias de crise

Já vimos que muitas são as medidas de segurança contra a contaminação desse novo vírus que vem disseminando o pânico entre as pessoas do mundo todo durante esses meses.

Lavar as mãos, usar álcool gel, não tossir sem cobrir, usar máscara se tiver sintomas entre tantas outras informações que nos são repetidas a todo instante.

Mas e as medidas de segurança emocional? Essas também precisam ser adotadas e rápido!

A transmissão do vírus é através do contato, mas o contágio emocional de pânico, ansiedade, insegurança e angústia não precisa dele, e por sinal, vêm da ausência.

Para isso precisamos adotar alguns cuidados com a nossa saúde mental, para aumentar nossa imunidade emocional em dias difíceis.

 

  • Fique no presente

 

Tudo que você pode fazer hoje está nas suas mãos agora, não antecipe seu futuro. Perguntas como, “será que vai acabar logo isso?” “será que fica pior?” “E a crise na economia mundial?” “será que perco meu emprego?”, são motivos de pânico e crises de ansiedade. Projetar-se para um futuro de calamidade fragiliza as estruturas emocionais que construímos como meio de segurança para lidar com incerteza durante a vida, é como andar na corda bamba a 50 metros de altura sem nenhum equipamento de segurança. O futuro é um lugar para projetar o otimismo, a positividade e não aquilo no qual nem o presente nos dá recursos para controlar. Mantenha sua mente fixada no aqui e agora, no que tem para o dia de hoje. Construa uma rotina para viver hoje baseada naquilo que tem em mãos e foque nisso.

Sua mente vai tentar escapar para o futuro, não brigue com ela, nem se diminua, apenas seja gentil e traga-a de volta com muita delicadeza.

 

  • Vincule-se aos que ama com os recursos que possui

 

O ser humano se constrói a partir das relações que estabelece ao longo da vida, somos seres de contato, físico, verbal, emocional, várias são as fontes afetivas que precisamos beber todos os dias para nos mantermos inteiros, principalmente em meio ao caos. Nesse momento de isolamento busque contatos virtuais ou com as pessoas que estão isoladas com você, isso poderá diminuir os sentimentos de angústia. Compartilhem histórias, sentimentos, momentos, prazeres. Evitem, pelo menos nesses dias, as polêmicas, os assuntos conflitantes e as posturas inflexíveis. Sejamos abrigos uns para os outros

 

  • Conecte-se a espiritualidade

 

Quando falo de espiritual não estou falando de religioso, não estou sugerindo ir à uma igreja ou templo, rezar, orar ou meditar, mas conectar-se com que transcende a você, com algo maior, que te dá sentido e traz alívio. Esses recursos podem ser encontrados na religiosidade ou não, é subjetivo, muito individual. Conecte-se aquilo que lhe confere sentido e que é maior que você, pode ser um deus, uma crença, o universo, algo que motive sua existência, te impulsione, acalente sua alma, algo onde depositar sua esperança, ansiedade e medo, que favoreça uma conexão consigo mesmo e com seus recursos internos.

Existem muitas outras medidas de segurança emocional, e quando falamos em emoção, abrimos possibilidades para que cada um, no contato consigo, descubra os próprios caminhos de alento e saúde.

Use-as sem moderação, busque as próprias medidas, e se mesmo assim não conseguir atingir o equilíbrio, busque ajuda profissional, muitos dos meus colegas, assim como eu, estão oferecendo apoio psicológico em ambiente virtual, procure-nos, estamos trabalhando para minimizar os impactos emocionais de tudo isso que estamos vivenciando.

About the author

Bom Aluno Londrina

Leave a Comment